quinta-feira, 30 de julho de 2009

Existe amizade entre homend e mulheres?


Se é verdade que os opostos se atraem, será que pode existir uma amizade verdadeira entre homens e mulheres? "Geralmente os meninos pensam que esse tipo de amizade não existe, que sempre alguém quer 'algo mais', mas isso é um mito. Se todos fossem assim, não existiriam amigos de sexos diferentes", disse a psicóloga Kelen Pizol.

Mas sempre tem gente que acha que se a amizade existe, é porque um dos dois não pensaria duas vezes antes de rolar algo mais. Gabriel Guimel, de 22 anos, está na turma que não acredita em amizade entre os sexos sem que pelo menos um esteja a fim do outro. "Não necessariamente vai sempre rolar alguma coisa, mas depois de um tempo alguém vai se interessar pelo amigo. Não tem como escapar", disse.

"Eu não acho que você tem que estar a fim de alguém pra querer ficar amigo dele. Tenho amigos meninos e não rola nada entre a gente", disse Gabriela Neves, de 13 anos. Gabriela acha que a amizade entre meninos e meninas acontece por causa dos gostos que eles têm em comum.

É o que afirma o sexólogo Charles Rojtenberg. "Os adolescentes mudam muito de grupo, uma hora são punks, outra hora são clubbers. Nada mais natural que procurar amigos que compartilhem os mesmos interesses, independente de serem meninos ou meninas. O importante na hora de escolher é ter um assunto em comum para conversar", contou.

Kelen acha que ter amigos de outro sexo pode ser legal porque você fica sabendo como é "o outro lado da força". "Com amigos de sexo diferente você tem acesso a outras visões sobre uma mesma coisa, tem mais idéia de como os meninos são e pensam", disse a psicóloga.

O estudante José Augusto de Assis acha que esse relacionamento acontece numa boa. "As pessoas se aproximam naturalmente, não é obrigatório rolar essa tensão sexual. Eu sei até de casos que um menino se aproxima de uma menina querendo ficar e daí rola uma amizade", disse.

Mas e se no meio de uma conversa você desconfia que está a fim de seu amigo? "Se a pessoa é sua amiga, é normal você sentir uma admiração muito grande por ela. Tenha cuidado para não confundir isso com atração física", disse Karen.

"Você pensa muito em seu amigo, consegue se imaginar beijando o menino, tendo um contato mais íntimo com ele ou é como se ele fosse seu primo? Você percebe que passa mais tempo com ele e deixa de lado oportunidades de ficar com outros caras? Só nesses casos você pode concluir que está se apaixonando por ele", falou Charles.

Se você estiver a fim daquela sua amiga, a primeira coisa é não se desesperar. Afinal de contas, vocês são amigos, o que já é um bom começo. Já que vocês são próximos, você conhece todos os defeitos e fraquezas dela, ainda mais se ela fica chorando as pitangas no seu ombro e se acha que você é um "cara sensível". Sabendo de tudo isso, dá até para imaginar melhor se você quer a menina como namorada. "Pergunte a você mesma se vale mesmo a pena perder a amizade e se é um namoro que poderia durar", aconselhou Kelen.

Se você tiver uma brecha, jogue um verde pra ver se ela acha que um namoro entre vocês pode acontecer. "Mas cuidado para não incomodar a pessoa", disse Kelen. "Se você estiver mesmo muito a fim dela, você tem que falar a verdade. Imagine se ela também está a fim e não teve coragem de dizer, iam ficar os dois frustrados, um horror", falou Charles.

Agradecimentos
Prof. Charles Rojtenberg, Psicólogo

Um comentário:

  1. Ola amiga, tudo bem? só para te informar que estou reativando meu site www.professorcharles.com.br e em breve com consultorio no rio de janeiro, ipanema e copacabana... qualquer coisa estou a disposicao.. obrigado

    ResponderExcluir